Vinaora Nivo Slider Vinaora Nivo Slider Vinaora Nivo Slider

Perguntas frequentes

1. Beber água atrapalha o jejum?

Não, o paciente deve beber água normalmente, evite o excesso.

2. Bebes devem fazer jejum?

Não! As crianças que se alimentam exclusivamente do leite materno ou artificial o jejum não é necessário e nem recomendável. Crianças de fazem uso de alimentos sólidos seguir recomendação médica.

3. Os exames que precisam de jejum têm de ser feitos sempre de manhã?

Raros são os exames que necessitam ser coletados pela manhã, na sua grande maioria, desde que o tempo de jejum necessário seja cumprido poderá ser coletado à tarde. Informe-se com o laboratório com relação a necessidade de coleta na parte da tarde e quais exames serão realizados.

4. Todos os exames de sangue precisam do jejum?

O hemograma é um exame de sangue bastante solicitado e que não precisa do jejum, mas para a maioria dos exames de sangue o jejum é necessário. De forma geral, para a grande maioria dos exames, a boa prática laboratorial recomenda um mínimo de 4 horas de jejum, porém alguns exames bem comuns como é o caso da glicose exigem 8 horas e os exames de colesterol de 12 a 14 horas. Informe-se com o laboratório o tempo de jejum necessário para os exames que irá realizar. Eventualmente, por solicitação médica, alguns destes exames poderão ser realizados sem o jejum recomendado.

5. Faço uso de medicamento controlado, devo parar durante o jejum?

Não! Não deixe de tomar seus medicamentos a não ser que seja orientada pelo médico para isto, informe o laboratório com relação ao uso destes medicamentos isto será importante para a análise destes resultados.

6. O uso de medicamentos (remédios) pode interferir nos resultados dos exames?

Normalmente sim, os medicamentos interferem com os resultados dos exames, porém a interrupção do medicamento só poderá ser feita por orientação do seu médico. Não esqueça de avisar ao laboratório a relação de medicamentos que está tomando, pois esta informação será muito importante para a análise e interpretação de seus resultados.

7. Homeopatia, vitaminas, analgésicos, anticoncepcional interferem nos resultados dos exames?

Sim, assim como os “remédios convencionais” estes medicamentos também são drogas que interferem com a clínica do paciente e conseqüentemente com os resultados dos exames. Não deixe de informar ao laboratório com relação ao uso destes medicamentos.

8. Bebida alcoólica interfere nos resultados dos exames?

Sim! A bebida alcoólica interfere com o resultado de um conjunto de exames especialmente do triglicerídeos. O ideal é que o paciente não ingira qualquer tipo de bebida alcoólica por pelo menos três dias antes da coleta de sangue.

9. Fumar antes de realizar uma coleta de sangue interfere nos resultados dos exames?

Sim, por este motivo é aconselhado que o fumante evite os cigarros juntamente com o período de jejum.

10. Exercícios físicos interferem nos resultados dos exames?

Sim! O exercício físico feito antes da coleta do material altera o metabolismo do paciente e interfere de forma significativa nos resultados de alguns exames dentre os quais podemos citar a glicose, a creatinina e o colesterol. No exame de cortisol, esta influência é tão grande, que o paciente deve fazer repouso no laboratório antes da coleta de sangue.

11. Posso fazer exame de sangue se estiver gripado ou com febre?

Sim, e o exame de sangue poderá diagnosticar se há alguma infecção, mas não deixe de informar este fato ao laboratório.

12. A mulher menstruada pode fazer exame de sangue?

Sim, qualquer exame, mas principalmente os exames de hormônios são sensivelmente alterados dependendo do momento do ciclo menstrual onde o sangue for coletado. Portanto, não deixe de informar ao laboratório e ao médico esta informação que será muito relevante na análise deste resultado.

13. Posso tomar laxante para facilitar a coleta de fezes?

Não, o uso destes medicamentos não é recomendado, use alimentos ricos em fibras eles ajudam a regular o funcionamento intestinal.

14. Posso entregar as fezes no laboratório no dia seguinte à coleta?

Sim, porém se as fezes não puderem ser entregues ao laboratório logo após a coleta o material deverá ser armazenado em frasco apropriado dentro da geladeira ou outro local refrigerado.

15. A urina só pode ser coletada no laboratório?

Não necessariamente. Principalmente se for para fazer exame de cultura é o ideal, se não for possível certifique-se que o tempo de entrega da urina após a coleta do material não ultrapasse uma hora, se isto não for possível, refrigere a urina acondicionando-a dentro de um saco com gelo.

16. O uso de cremes vaginais interfere no exame de urina?

Tome cuidado para que para que o creme não contamine a urina, ele não pode se misturar à urina coletada da paciente. O creme vaginal não interfere, mas sua contaminação pode adulterar o resultado.

17. As instruções do laboratório são diferentes das que o médico me informou. O que devo fazer?

Siga as instruções do(a) médico(a). As recomendações do laboratório são baseadas em procedimentos padrões estabelecidos pela boa prática laboratorial, todavia o médico poderá, a seu critério, estabelecer um procedimento diferenciado, se isto ocorrer não esqueça de informar ao laboratório as instruções estabelecidas pelo médico.

18. Por que às vezes o local onde colhemos o sangue fica roxo?

Algumas vezes pode ser imperícia do técnico laboratorial, todavia, existem diversos fatores que podem levar a esta roxidão, hematoma. O paciente deve fazer uma boa compressão do braço no local punção, além disto alguns medicamentos anticoagulantes contribuem para este problema.