Preparação do paciente

IMPORTANTE: Estes procedimentos obedecem às regras das boas práticas laboratoriais.

 

Coleta de Urina para EAS 

O exame de EAS (Elementos Anormais e Sedimentos) é o mais comum dentre os exames de urina e faz uma análise química e microscópica dos elementos encontrados na urina. Para se conseguir o resultado mais representativo para este exame é necessário que coletemos o jato médio ou segundo jato. Ao iniciar a micção o primeiro jato deve ser desprezado ele ajuda a limpar impurezas acumuladas na uretra além de mostrar uma concentração que não corresponde ao volume total da urina.

Procedimento de coleta: Fazer uma boa higienização das mãos e das genitálias antes de coletar o material. - Despreza o primeiro jato de urina e colha o segundo jato (jato médio) se possível encha totalmente o frasco;- Tampe o frasco adequadamente e encaminhe-o imediatamente ao laboratório, se possível acondicione o frasco um saco com gelo, se a entrega no laboratório demorar mais de 1 hora este procedimento é importante;

Lembretes importantes: Utilizar frasco adequado à coleta de urina;- Higienize bem as mãos e genitálias para proceder à coleta;- Não demore a entregar o material no laboratório;- Se colocar o frasco no gelo, certifique-se da água não entrar em contato com a urina;- Não deixe de informar ao laboratório caso já esteja fazendo uso de algum antibiótico, este medicamento interfere de forma importante na análise do resultado;- Crianças que ainda usam fraldas ou não possuam controle sobre sua micção deverão realizar a coleta no laboratório;

 

Coleta de Urina para Cultura e Antibiograma 

Os exames de cultura têm por objetivo detectar o aparecimento de algum micro-organismos patogênico. Ocorre que se o procedimento de coleta não for realizado de forma adequada, poderá haver neste ato uma contaminação por algum agente externo que não o do próprio material a ser analisado. Isto pode levar a um resultado falso positivo, ou o que é mais provável um resultado não conclusivo por contaminação e a solicitação de nova coleta de material.

Procedimento de coleta: Importantíssimo: O frasco para coleta deste material deve ser estéril, fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia.- Fazer uma boa higienização das mãos e das genitálias antes de coletar o material. Homens: distender o prepúcio (pele) e lavar a glande (cabeça do pênis) com sabão e água abundante, secar o pênis preferencialmente com gaze estéril ou com uma toalha seca e limpa. Mulher: Lavar as mãos, afastar os grandes lábios e lavar a região genital e anal com sabão e água abundante, ao secar a região evite movimentos para frente e para trás, use preferencialmente com gaze estéril ou com uma toalha seca e limpa.- Evite deixar o frasco aberto sem necessidade;- Despreza o primeiro jato de urina e colha o segundo jato (jato médio) se possível encha totalmente o frasco;- Tampe o frasco adequadamente e encaminhe-o imediatamente ao laboratório, se possível acondicione o frasco um saco com gelo, se a entrega no laboratório demorar mais de 30 minutos este procedimento é fundamental;

Lembretes importantes: Somente utilizar frascos estéreis (frascos esterilizados);- Higienize bem as mãos e genitálias para proceder à coleta;- Não demore a entregar o material no laboratório;- Se colocar o frasco no gelo, certifique-se da água não entrar em contato com a urina;- Não deixe de informar ao laboratório caso já esteja fazendo uso de algum antibiótico, este medicamento interfere de forma importante na análise do resultado;- Crianças que ainda usam fraldas ou não possuam controle sobre sua micção deverão realizar a coleta no laboratório;

 

Coleta de Urina de 24 Horas 

Os exames realizados sobre a urina de 24 horas analisam a excreção de determinadas substâncias durante um dia completo, por conta disto é tão importante que o paciente não despreze nenhuma micção ao longo do dia e da noite em que estiver coletando a urina.Alguns destes exames de urina de 24 horas precisam ser coletados em frascos especiais, estes frascos possuem uma pequena concentração de ácido com a finalidade de conservar/ preparar o material para análise. Portanto, antes de proceder à coleta, verifique com o laboratório a necessidade de se utilizar um frasco especial, se não for necessário o urina poderá ser coletada em frascos de água mineral sem gás, não utilize outro tipo de recipiente, pois pode interferir no resultado do exame.

Procedimento de coleta: Ao acordar, despreze a primeira urina do dia esvaziando completamente a bexiga, registre este horário a partir do qual iniciará as sucessivas coletas;A partir daí, colha todo o volume de urina das diversas micções do dia e da noite até a primeira urina da manhã do dia seguinte que deverá coincidir com o horário em que iniciou o procedimento de coleta. Desta forma, estará coletando às 24 horas de urina necessárias a realização do exame.

Lembretes importantes: Utilize somente frascos de água mineral sem gás ou outro que o laboratório lhe fornecer;- Utilize quantos frascos forem necessários, lembre-se nenhuma urina deverá ser desprezada;- Durante todo o período após cada coleta conserve o(s) frasco(s) na geladeira, assim que terminar a última coleta encaminhar o(s) frasco(s) para o laboratório;- Para a realização do exame de Clearence além da coleta de urina de 24 horas haverá também coleta de sangue com jejum de pelo menos 4 horas, atenção, pois caso isto não seja obedecido à urina não poderá ser aproveitada;- Para a realização dos exames de Catecolaminas, Metanefrinas e Ácido Vanil Mandélico o paciente deve abster-se de fumar por pelo menos três dias de antecedência e evitar alguns medicamentos e também alguns alimentos conforme orientação médica;- Para realizar o exame de Aldosterona verifique orientação médica com relação à ingestão de sal;

 

Coleta de Fezes para EPF (Exame Parasitológico de Fezes Colheita Única) 

Colher a amostra de fezes em um recipiente limpo. Após coleta, transferir uma pequena porção do material (cinco pás) para o frasco fornecido pelo laboratório. Evite o contato das fezes com a urina. Identifique o frasco escrevendo em uma etiqueta o nome do paciente;- Tampar bem o frasco.- Enviar o material ao laboratório imediatamente após a última coleta.- Caso a última coleta tenha sido realizada à tarde ou à noite, manter o frasco refrigerado até a manhã seguinte.

Coleta de fezes em crianças: Colher a amostra de fezes diretamente da fralda com uso de uma espátula descartável.

Lembrete importante: Para o exame de cultura de fezes, deve-se utilizar um frasco estéril.

 

Coleta de Fezes para MIF (Exame Parasitológico de Fezes Colheita Múltipla) 

Colher a amostra de fezes em um recipiente limpo durante três dias seguidos, após cada coleta, transferir uma pequena porção do material (duas pás) para o frasco fornecido pelo laboratório. - Manter o frasco em temperatura ambiente. - Evite o contato das fezes com a urina. - No terceiro dia coletar também a mesma medida em outro frasco sem conservante. - Identifique o frasco escrevendo em uma etiqueta o nome do paciente;- Tampar bem os frascos.- Enviar o material ao laboratório imediatamente após a última coleta.- Caso a última coleta tenha sido realizada à tarde ou à noite, manter o frasco sem conservante em local refrigerado até a manhã seguinte.

 

Colheita de Fezes para Pesquisa de Sangue Oculto

A pesquisa de sangue oculto é um importante marcador tumoral para o câncer de cólon e é fortemente recomendado para os pacientes com idade superior aos 50 anos de idade. Este exame pesquisa sinais de sangue na amostra de fezes do paciente, por este motivo o paciente não deve realizar o exame caso esteja com hemorroidas ou durante período menstrual. O paciente deve ainda submeter-se a uma dieta que diminua a probabilidade de um resultado falso positivo.

Preparação do paciente: 4 (quatro) dias antes da coleta das fezes o paciente deve observar as seguintes recomendações:

O que está PROIBIDO: Alimentos pigmentados: carne vermelha, beterraba, cenoura e abóbora.   - Alimentos ricos em ferro: feijão preto, brócolis, espinafre, agrião, couve-flor, ervilha seca, lentilha seca, soja, gema de ovo, carne de peru, fígado de boi ou de galinha, patê de fígado.    - Alimentos que contenham substâncias de ação peroxidase: nabos, rabanetes, etc.   - Bebidas alcoólicas e café.    - Medicamentos que possam causar irritações gastrointestinais tais como analgésicos, anti-inflamatórios e vitamina C ou que contenham ferro ou aspirina ou suas preparações fenilbutazona, indometacina.

O que está LIBERADO: Alimentos com auto teor de fibras (farelo, amendoim, pipoca), fritas (ameixa, uvas, maças), peixes bem cozidos e massa em geral.

Procedimento de coleta: Coletar apenas uma única amostra de fezes em um recipiente limpo e seco, evitar contato com a urina e com a água do vaso sanitário.

 

Fita Gomada - Pesquisa de Oxiurus vermiculares

Prender uma fita durex, somente com as pontas presas numa espátula descartável, com a parte colante para fora. - Coletar a amostra pela manhã, ao acordar, pressionando a espátula coma fita contra as pregas anais. Após retirar a fita da espátula estique-a sobre uma lâmina coma parte colante para baixo. Coloque a lâmina em uma embalagem e envie o material ao laboratório.- Peça ao laboratório a espátula, a lâmina e a embalagem para a realização da coleta.

 

Coleta de Escarro Procedimento de coleta: 

A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã ao acordar, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos;- Fazer higiene oral com bochechos e gargarejos somente com água;- Inspirar profundamente algumas vezes e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção dos pulmões;- Recolher o escarro diretamente no recipiente estéril adequado, tampando-o imediatamente;- É importante lembrar da necessidade de coletar escarro e não saliva, o escarro é purulento, amostras salivares são impróprias para análise bacteriológica, pois não são representativas do processo infeccioso.  

 

Coleta para Espermograma 

O exame de espermograma avalia diversos aspectos físico-químicos do líquido seminal, uma característica muito importante é sua motilidade que representa a capacidade de deslocamento dos espermatozoides. Este exame deve ser coletado diretamente no local onde o exame será realizado e preferencialmente com hora marcada, pois sua análise deve se iniciar logo após a coleta do material. Passado algum tempo após a hora de coleta os espermatozoides vão perdendo sua motilidade prejudicando sua análise.

Preparação do Paciente: Manter abstinência sexual (não fazer sexo ou masturbação) por 05 (cinco) dias;- Comparecer ao local de realização do exame na hora marcada do quinto dia de abstinência;

Procedimento de coleta: A coleta é realizada pelo paciente induzido por masturbação e coletada em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório;- Importante que não se perca nenhuma fração do líquido espermático, todo o volume ejaculado deve ser coletado;- Não é permitido o uso de qualquer lubrificante, até mesmo a saliva;- Antes de tampar o frasco o paciente deve baforar o recipiente expelindo o oxigênio que ali se encontra;